quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUAL A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA EMAGRECIMENTO?

Já se sabe que a melhor forma de perder peso é na dieta, ela é crucial neste processo, mas a melhor atividade física ainda é assunto polêmico, principalmente nas academias.

Sempre que um aluno entra em uma academia com o objetivo de emagrecer, ele se quer pergunta ao professor responsável o que ele deve fazer, se encaminha pra esteira e fica lá por uma hora, sai e faz abdominais e vai pra casa contente. Será que foi de fato eficaz esse programa de treinamento?

A verdade é que qualquer atividade física é melhor que não fazer nada. Sabemos que a atividade aeróbia     ( esteira, bike, elíptical, natação, dança )consome muito mais gordura que atividades anaeróbias (musculação ) e por  muito tempo acreditou-se que correr emagrece mais que praticar musculação justamente por esse motivo. Havia ainda poucos estudos a respeito da musculação, hoje esse conceito mudou graças à alguns pesquisadores.

Aeróbios: são ótimos, principalmente a corrida, é fácil, não exige muita técnica, é só sair e correr. O problema é que no instante em que se para de correr, também para a queima de gordura. E mais um probleminha, se a pessoa é iniciante, ainda tem pouco preparo físico pra correr por mais tempo ou até mesmo caminhar e no aeróbio quanto mais contínua for a atividade mais benefícios.

Anaeróbias: também são ótimas, principalmente a musculação porque traz outros benefícios além do emagrecimento o que ainda é polêmico nas academias.

MUSCULAÇÃO EMAGRECE SIM: depois de um bom treino de musculação nosso corpo tem que reagir para recuperar a musculatura que foi utilizada no treino. Dependendo do treino pode-se levar de 48 horas a 72 horas para uma total recuperação exigindo mais de seu substratos energéticos. Se o treino for bem aliado a uma dieta equilibrada e pra que seu organismo se recomponha totalmente, com certeza vai retirar dos seu depósitos de gordura para manutenção.Com a rotina de treino e dieta, aos poucos é certo que haverá emagrecimento como resultado final do produto ( atividade física x dieta x descanso x rotina x disciplina = resultado esperado ).

O IDEAL: o ideal seria unir as duas formas de atividade física para resultados mais rápidos, eficientes e duradouros, aeróbios e anaeróbios ( corridas e musculação ). Além do emagrecimento aparecer mais rápido vai trazer consigo todos os benefícios que os dois proporcionam. ESSA SERIA A MELHOR OPÇÃO.

O QUE FAZER SE NÃO TENHO TEMPO PRA ALIAR AS DUAS?

Bom, você não têm tempo de praticar musculação e corrida e precisa escolher uma, escolha musculação, também se trabalha parte cardiorrespiratória na musculação e ainda traz outros benefícios que a corrida não traz, são eles: fortalecimento muscular, preserva suas articulações, reduz suas dores lombares, e o principal, ganho de massa muscular, fundamental pra perda de gordura já que quanto mais massa magra mais energia terá que gastar para mantê-la, aumentando seu gasto calórico diário.

E ainda têm o fato de que na musculação seu corpo muda, ganha uma forma mais bonita, ou defini como costumamos dizer e isso só a musculação faz.

EI!!! VAI FICAR SÓ LENDO, CORRA OU VÁ PRA ACADEMIA QUE AINDA DÁ TEMPO DE FICAR FERA PRO VERÃO!!!

AINDA ESTA SEMANA VOU POSTAR DOIS TREINOS, DE CORRIDA E DE MUSCULAÇÃO PRA HOMENS E PRA MULHERES, AGUARDE:



Personal Trainer
Elienai Cledson Carvalho
Cref.: 012163-G/SC

8822-3815

elyenaycledson@gmail.com
elyenay.cledson@hotmail.com
elyenay_cledson@yahoo.com.br

http://personalelienai.blogspot.com/



REFERÊNCIAS:

GORAYEB, N., BARROS, T. O Exercício, Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos. Ed. Atheneu. São Paulo. 1999.

MATHIAS, Carmélia Vilela et al. Prevalência de obesidade em praticantes de musculação em academia. Revista Digital Vida & Saúde, Juiz de Fora, v. 1, n. 3, dez/jan, 2002. http://w.boletimef.org/biblioteca.asp?p=obesidade&c=2 > acessado em 15/03/2004.

RAMOS, A. T. Atividade física: diabéticos, gestantes, 3a idade, criança e obesos. Ed. Sprint. Rio de Janeiro. 1997.


POLLOCK, M.L. e WILMORE, J. HExercícios na Saúde e na Doença: avaliação e
prescrição para a prevenção e reabilitação. 2a edição. Ed. MEDSI. Rio de Janeiro. 1993.

Um comentário:

  1. Show de bola, sou prova real do beneficio da musculação, posso até não perder peso (pois a boca não fecha), porém as dores nas pernas e nas costar por ficar sentada mais de 8h diária não me incomodam :)
    Bom treino.

    ResponderExcluir