quarta-feira, 22 de agosto de 2012

OBESIDADE, SOBREPESO E ATIVIDADE FÍSICA

Caro leitor, se você está lendo esta postagem talvez seja uma pessoa obesa ou esteja acima do peso considerado normal e nunca é demais lembrar que nosso intuito com estas postagens não é condenar ninguém, ou mesmo discriminar qualquer pessoa que se enquadre nestas condições que iremos citar, mas sim esclarecer, tirar dúvidas e principalmente motivar as pessoas a praticar atividade física regular devido a todos os benefícios que ela proporciona.

Antes de sugerir quais seriam os melhores programas de atividade física para emagrecimento, precisamos entender um pouco mais sobre as definições de obesidade e de sobrepeso, você sabe em qual grupo você está?

CONCEITO DE OBESIDADE  E SOBREPESO:

* SOBREPESO - O sobrepeso é definido como o peso corporal que excede o peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na sua altura e constituição física. 

* OBESIDADE - A obesidade refere-se à condição em que o indivíduo apresenta uma quantidade excessiva de gordura corporal avaliada em porcentagem do peso total (%G).

Para saber em que quadro você se encontra, basta fazer um conta simples, para saber seu IMC ( índice de massa corporal )

Equação: IMC = kg/m^2 

- é o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado. A idéia desta conta é apresentar o seu percentual de gordura, mas devo salientar que é relativo (*), o ideal seria você realizar um avaliação física com um personal trainer.


(*) - Esta tabela serve pra pessoas sedentárias, que se enquadram dentro dos parâmetros normais de altura, por exemplo no Brasil os homens têm em média 1,73 e mulheres 1,61 ( IBGE ), uma pessoa que tenha 2 metros de altura e 100 kg, nesta tabela teria sobrepeso, por isso esta tabela não serve pra ele. Atletas também não se enquadram nesta tabela pois eles têm muita massa magra, principalmente quem pratica musculação há muito tempo.
IMCClassificação
< 18.5Abaixo do Peso
18.5–24.9Peso normal
25.0–29.9Sobrepeso
30.0–34.9Obesidade grau I
35.0–39.9Obesidade grau II
≥ 40.0  Obesidade grau III 
OMS ( organização mundial da saúde )

Bom, se você deseja mudar este quadro em que se encontra, a grande pergunta é: qual a melhor atividade física a realizar? aeróbica, ( bike, corrida, caminhada, nadar, lutas, esportes ) ou anaeróbicas ( musculação ).
O importante é fazer alguma coisa, todos os exemplos citados acima são ótimos. Agora, qual delas é a melhor? Existem muitas divergências sobre o assunto, mas este é um assunto para a próxima postagem. Abraços!


Personal Trainer
Elienai Cledson Carvalho
Cref.: 012163-G/SC

8822-3815

elyenaycledson@gmail.com
elyenay.cledson@hotmail.com
elyenay_cledson@yahoo.com.br

http://personalelienai.blogspot.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário